12 de março de 2011

ANH - Revolução Russa

Estamos estreando um novo "quadro" no Blog Angu. Ele trará muito mais cultura do que diversão para vocês. Maaaasss sabemos que todos os leitores de nosso Blog são cultos e buscam sempre o saber, logo esperamos que gostem desse "quadro"...

Hoje, dia 12 de março, é uma data marcante pois nesse dia, em 1917, teve início a Revolução Russa, que atingiu seu ápice em outubro do mesmo ano, com queda do governo do czar Nicolau II.

O Que Foi?
Wikipedia---> A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Tataks), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.

Desciclopedia---> A Revolução Russa foi mais um daqueles conflitos enganosos tentando instaurar um sitema econômico diferente do capitalismo, mas com as mesmas porcarias da zelite previlegiada oprimindo os pobres e os pretos. No início do século XX, como todos os países estavam fazendo revoluções, a Rússia achou fácil fazer uma também. Mas a revolução russa foi diferente, os revolucionários não eram burgueses safados, eram socialistas safados. Isso dava uma margem de confiança com o proletariado besta.

Quer Saber Mais?
Dica de Filme: Reds é um filme estadunidense de 1981, do gênero drama biográfico dirigido por Warren Beatty. O filme é baseado na vida de John Reed, um jornalista e escritor socialista norte-americano que retratou a Revolução Russa em seu livro Dez Dias que Abalaram o Mundo.


Esperamos que gostem, comentem e divulguem!